Objetivo do curso de Doutorado

Por meio de recortes metodológicos que sustentem procedimentos de pesquisa em Música, relativos a seus aspectos criativos, teóricos e pedagógicos, este Doutorado tem como objetivos investigar a música na contemporaneidade, seus processos de criação e formação e suas interfaces com outros campos do conhecimento, bem como produções musicais em seus processos de construção de saberes e fazeres.

 

Perfil do egresso

O perfil proposto ao egresso deste curso é de um profissional da área de Música que poderá atuar em diversos campos: pesquisa, ensino, produção e atuação artística e ações socioeducativas e culturais. Fortalecendo e singularizando seu arcabouço teórico-prático, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa original, este profissional deverá contribuir significativamente para o aprimoramento das produções artísticas, bibliográficas, metodológicas e pedagógicas. O perfil do doutor em Música é de um pesquisador autônomo capacitado para atuar tanto na docência, na pesquisa e na extensão, tanto no ensino básico como no ensino superior – presencial e à distância – assim como na liderança de ações músico-educacionais e artístico-culturais na área de música.

 

Área de Concentração: Criação e Formação

A área de concentração Criação e Formação abarca duas linhas de pesquisa. A linha A concentra os processos de criação música enquanto a linha B os processos de formação em música. A área de concentração promove a consonância das linhas e projetos de pesquisa do corpo docente do Programa garantindo a qualidade da formação profissional esperada de um programa de pós-graduação.

 

A área de concentração se caracteriza por temáticas relacionadas à criação musical relacionada a processos teóricos e históricos, como também às temáticas relacionadas à formação – seja na atuação do egresso como docentes de música ou qualificação da performance artística.

 

Linhas de Pesquisa

Linha A – Processos de Criação em Música

Esta linha dedica-se à reflexão teórica, prática e metodológica dos aspectos relacionados aos diversos estratos da criação em música. A partir de conteúdos filosóficos, históricos, sociológicos, antropológicos, econômicos e políticos, a reflexão nesta linha volta-se ao ato da criação e aos processos musicológicos através de abordagens epistemológicas inter e transdisciplinares. Procura-se investigar e problematizar as questões que embasam, definem e explicitam a compreensão da dinâmica do ato da criação e dos conteúdos musicológicos que se formam e se consolidam através dos tempos. Abrange ainda estudos multidisciplinares norteados pela influência das epistemologias contemporâneas das tecnologias na produção intelectual e nas interfaces musicais.

 

Linha B – Processos de Formação em Música

Estudo, reflexão, análise das dimensões da formação no âmbito individual e coletivo. Tais dimensões levam em consideração os processos, as abordagens, as metodologias, as formas de ensino e aprendizagem da música, seus currículos, suas tecnologias, suas práticas, sua técnica, sua interpretação musical e construção da performance envolvendo tanto a obra a ser executada como o executante. As dimensões formativas abarcam tanto a (auto)formação para execução de uma forma musical quanto da narratividade do sujeito.

 

Informações do curso

Estrutura curricular: No curso de Doutorado, o discente deverá cursar o total de 36 créditos.

Aptidão em Língua Estrangeira: O certificado de proficiência em idioma estrangeiro é pré-requisito para a realização do exame de qualificação. São aceitos comprovantes de proficiência dos idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Alemão, sendo 2 para Doutorado (neste caso, um deles obrigatoriamente o Inglês). São aceitos certificados emitidos pelas Universidades Públicas (Estaduais e Federais).

Qualificação: Ser aprovado em exame de qualificação até o quinto (5º) semestre do curso.

Atividades complementares de produção intelectual para a qualificação: Exposição em pelo menos dois eventos científicos (congresso, simpósio, encontro ou similar), com respectiva publicação em seus anais e/ou publicação em periódico especializado constante do QUALIS Periódicos da CAPES.

Para a defesa da tese:

    • Para pesquisas teóricas: ter submetido dois artigos em periódicos com estrato superior constante no Qualis/Capes

    • Para pesquisas com foco em composição poderá ser apresentado uma submissão de artigo e uma composição;

    • Para pesquisas com foco em performance poderá ser apresentado uma submissão de artigo e um recital;

* Estas atividades serão avaliadas pela comissão do PPGMUS-UnB e aprovadas e colegiado.

Integralização: As durações mínima e máxima para o curso de Doutorado são de 24 e 48 meses, respectivamente.

Para obter o título de Doutor em Música o discente deverá cumprir o total de 36 créditos em disciplinas e atividades. Destes 36 créditos, 08 créditos em disciplina obrigatória, e os demais créditos em disciplinas optativas, sendo que até 24 créditos podem ser incorporados de disciplinas cursadas no mestrado do próprio programa ou em cursos de outras instituições, desde que reconhecidas.

Atividades Obrigatórias: 000000 – Qualificação (0 créditos) e 000000 – Defesa de Tese de Doutorado (0 créditos)

Atividades Complementares: 000000 – Produção Intelectual para qualificação (0 créditos) e 000000 – Produção Intelectual para defesa (0 créditos)

Disciplinas Obrigatórias: 000000 – Seminário Avançado I (4 créditos) e 000000 – Seminário Avançado II (4 créditos)

 

Estrutura Curricular

 

Clique aqui para conferir todas as ementas (Disciplinas Obrigatórias).

Clique aqui para conferir todas as ementas (Disciplinas Optativas).


Abaixo apresentamos dois modelos de fluxos que poderão ser realizados pelos discentes:

 

Linha A - Processos de Criação em Música

 

Linha B - Processos de Formação em Música